sexta-feira, março 26, 2010

Como Krugman e Solow ajudaram a salvar economia portuguesa

(Notícia do Diário Económico)

Dornbusch, ex-professor no MIT de Krugman, ajudou Silva Lopes a instalar o sistema “crawling peg”. Eis os detalhes.


Já ouviu falar de Rudiger Dornbusch, o homem conhecido por simplificar o que era complicado? E de Robert Solow, Lance Taylor, Richard S. Eckaus, Cary Brown, Andrew Abel, Jeffrey Frankel ou Paul Krugman? É muito provável que sim. Afinal falamos de dois Nobel de Economia (R. Solow em 1987 e P. Krugman em 2008) e de vários nomes que fazem parte de uma distinta elite económica que domina ainda hoje o mundo do pensamento económico-financeiro.

O que provavelmente desconhece é que todos estes senhores enquanto jovens, e sem galardões e prémios pelas suas teses, estiveram em Portugal.

"A fina flor da economia mundial esteve em Portugal a ajudar no plano de recuperação económica no pós-25 de Abril", diz José da Silva Lopes, economista português que nesse período assumiu a função de Governador do Banco de Portugal. Um lugar que nesse momento, quando a política monetária estava nas mãos dos Governos (anos antes da entrada na União Monetária) tinha muito poder.

"A coisa não estava fácil", desabafa Silva Lopes, que recorreu também à troca de ideias com mentes estrangeiras para encontrar caminhos que pudessem salvar a economia portuguesa, facto que - e como recorda - não agradou a todos.

Sem comentários: