sábado, abril 16, 2016

Critérios de correção do 1º teste de avaliação contínua de Macroeconomia I (Teoria) - Referência para os estudantes.


CRITÉRIOS DE CORREÇÃO

 

  1. Explique sucintamente o que entende por ciclo económico.

(2      valores)

O aluno recebe 0,25 valores se fizer menção à relação entre o PIB efetivo e o PIB potencial, recebendo 0,25 valores adicionais caso afirme que esta relação define a situação conjuntural e consequentemente o ciclo económico.

O aluno recebe 0,5 valores se explicar que quando o PIB efetivo é superior ao PIB potencial então a economia encontra-se em sobreaquecimento e recebe 0,5 valores adicionais se explicar que quando o PIB efetivo é inferior ao PIB potencial então a economia encontra-se em recessão.

O aluno recebe 0,25 valores se explicar que quando a economia se encontra em sobreaquecimento então o problema económico é a inflação, recebendo 0,25 valores adicionais se explicar que quando a economia se encontra em recessão então o problema económico é o desemprego.

 

  1. Explique sucintamente os fatores principais que contribuem para a deslocação da curva AD.

(2      valores)

O aluno recebe 0,25 valores se afirmar que a curva AD corresponde à curva da Procura (Demanda) Agregada (nota: AD = Aggregate Demand), recebendo 0,25 valores adicionais se explicar que esta curva corresponde a um conjunto infinito de pares de pontos em que a procura agregada poderá encontrar-se em equilíbrio, de acordo com o nível do produto (Y) e o nível de preços (P).

O aluno recebe 0,5 valores se explicar genericamente que as deslocações da curva AD dependem das alterações do nível de rendimento disponível que as famílias têm e que podem assim consumir marginalmente.

O aluno recebe 0,5 valores se der um exemplo de decisão de política económica que leve a uma deslocação para cima e para a direita da curva AD, correspondendo a um aumento da procura agregada, para um dado nível de preços. Nestes exemplos podemos identificar alterações de política orçamental ou de política monetária que aumentem o rendimento disponível das famílias.

O aluno recebe 0,5 valores se der um exemplo de decisão de política económica que leve a uma deslocação para baixo e para a esquerda da curva AD, correspondendo a uma redução da procura agregada, para um dado nível de preços. Nestes exemplos podemos identificar alterações de política orçamental ou de política monetária que diminuam o rendimento disponível das famílias.

 

 

  1. De acordo com as teorias explicativas do consumo estudadas, como deveria reagir um consumidor perante as situações seguintes:
(4 valores)
 

 

a)      Entrou em vigor uma nova lei que aumenta a idade de reforma para os 80 anos;

O aluno recebe 1 valor se explicar que, de acordo com a Teoria do Rendimento Permanente, o consumidor manteria estável o seu nível de consumo atual, pois não houve alteração do seu rendimento permanente.

O aluno recebe 1 valor adicional se explicar que, de acordo com a Teoria do Ciclo de Vida, o aumento da idade de reforma significa que o agente económico estará mais anos a trabalhar e consequentemente a poupar, face a um período de vida menor em que terá de estar a “despoupar”, ou seja a gastar as suas poupanças. Assim, o agente económico poderá aumentar o seu nível de consumo atual, em todo o período de vida que lhe resta.

 

b) Uma tia-avó deixou-lhe uma fortuna de 500 milhões de Euros. No entanto, estes valores ficarão depositados num banco estrangeiro, acumulando juros ao capital, sendo-lhe permitido apenas levantar o montante total de capital e juros no dia 9 de Abril de 2066.Note que, não poderá efetuar levantamentos antecipados, nem de capital nem de juros.

 

O aluno recebe 1 valor se explicar que, de acordo com a Teoria do Rendimento Permanente, o consumidor manteria estável o seu nível de consumo atual, pois não houve alteração do seu rendimento permanente.

O aluno recebe 1 valor adicional se explicar que, de acordo com a Teoria do Ciclo de Vida, o aumento do consumo ou a manutenção do nível de consumo atual, dependerá da expetativa que o agente económico tenha em relação à data da sua morte, que apesar de ser incerta, é a expetativa que ele formula e que o leva a tomar a decisão sobre o nível a que pode alisar o consumo.

Assim, se o agente económico tiver a expetativa de falecer antes do dia 9 de Abril de 2066, ele manterá estável o seu nível de consumo, pois o benefício de todo o montante a receber será passado para os seus herdeiros/gerações futuras, não podendo ele antecipar os ganhos de forma nenhuma, de acordo com o texto da questão. Por outro lado, se o agente tiver a expetativa de falecer após o dia 9 de Abril de 2066, ele teria um novo equilíbrio de nível de consumo, mais elevado que o atual. No entanto, ele poderia incorrer (com muita probabilidade) em problemas de restrições de liquidez, o que levaria a que não pudesse consumir mais agora e apenas pudesse verdadeiramente gastar o dinheiro daqui a 50 anos, na data em que receber os montantes herdados. Nota: Para obter a cotação completa nesta questão, o aluno não poderia deixar de referir a questão da restrição de liquidez, como explicado acima.

Sem comentários: