1. Explique em que
consiste a intervenção do Banco Central com objetivos de esterilização e a
condução da política monetária que lhe está associada.
(3 valores)
O aluno obtém 1 valor se indicar que a
esterilização corresponde à anulação, através da intervenção do Banco Central
dos efeitos que as forças do mercado produzem sobre a taxa de câmbio.
O aluno obtém 1 valor se referir algumas (pelo
menos duas) das operações que o Banco Central pode efetuar para atingir os objetivos
de esterilização, nomeadamente operações de compra e venda de moeda, por
exemplo operações realizadas em mercado aberto, coordenação de políticas com
outros bancos centrais.
O aluno obtém 0,5 valores se afirmar que a política
monetária associada a esta opção tem o objetivo de manter fixa a cotação
cambial.
O aluno obtém os 0,5 valores restantes se a
explicação estiver coerente e corretamente apresentada.
2.
Explique
a relação entre a determinação do nível de preços de equilíbrio numa economia aberta
e a conjuntura económica, nomeadamente a diferença entre o PIB potencial e o
PIB efetivo, não deixando de refletir sobre a eventualidade de existência de
pressões inflacionistas, em função da conjuntura económica, interna e externa.
(4 valores)
O aluno obtém 0,5
valores se indicar que a determinação do nível dos preços de equilíbrio depende
da conjuntura económica.
O aluno obtém 1,00
valor se explicar que o nível de preços e a taxa de inflação aumenta quando a
economia se encontra em sobreaquecimento.
O aluno obtém 1,00 valor
se explicar que o nível de preços de equilíbrio e a taxa de inflação diminui
quando a economia se encontra em recessão.
O aluno obtém 1,00
valor se explicar a forma como existem pressões inflacionistas em função do
sobreaquecimento conjuntural da economia, referindo a hipótese de existência de
“inflação importada”.
Caso o aluno dê alguma
explicação correta, por exemplo relacionando a determinação do nível de preços
com o salário nominal, sobre a forma como se produz, pelo menos um destes
efeitos, nomeadamente recorrendo à ilustração gráfica, garante a obtenção dos
0,5 valores adicionais.
(3 valores)
O aluno obtém 1,00 valor se explicar o que é o multiplicador e como
funciona.
O aluno obtém 1,00 valores se referir as três formas do dinheiro deixar de
circular numa economia, a saber: Poupança; Impostos e Importações.
O aluno obtém 0,5 valores se explicar que o aumento da propensão marginal a
importar levará à diminuição do valor do multiplicador enquanto a diminuição da
propensão marginal a importar leva ao aumento do multiplicador.
O aluno obtém os 0,5 valores restantes se a explicação estiver coerente e
corretamente apresentada.
Sem comentários:
Enviar um comentário