O Cazaquistão tem a maior e mais forte economia da Ásia Central. Apoiada pelo aumento da produção do petróleo, a economia local cresceu a uma média de 8% ao ano na última década. O país foi a primeira ex-república soviética a pagar toda a sua dívida para o Fundo Monetário Internacional, 7 anos à frente do planeado.
Outras grandes exportações do Cazaquistão incluem trigo, produtos têxteis e pecuária. O ...governo cazaque previu que o país se tornaria um dos principais exportadores de urânio até 2010, o que, de fato, se tornou realidade.
A agricultura é responsável por cerca de 5% do PIB do país. Grãos, batatas, legumes, melões e pecuária são as commodities agrícolas mais importantes.
A nova capital do país, Astana, é uma metrópole construída de raiz para ser um novo polo de desenvolvimento, alta tecnologia e sede de uma administração pública moderna. Detentor de fundos estratosféricos, o país pode apoiar o seu desenvolvimento e crescimento económico, ao mesmo tempo em que grandes obras públicas mudam a paisagem.
Este país é apontado como uma das economias que se irá afirmar mundialmente até 2050, prevendo-se a criação de quase um milhão de postos de trabalho, a maioria dos quais altamente qualificados.
O Cazaquistão representa um enorme potencial para a realização de negócios e investimento com elevado retorno. Para os profissionais este é um mercado que devia estar no radar de todos os que procuram oportunidades de colocação em mercados valorizados e em crescimento.
O estudo realizado pelo GPE – Gabinete de Previsão Económica do OLAE – Observatório Lusófono de Actividades Económicas prevê uma taxa média de crescimento do PIB de 7% ao ano, nos próximos trinta anos, o que significa que o PIB quadruplicará neste período, tornando-se numa das economias mais ricas do mundo.
Sem comentários:
Enviar um comentário