(Notícia da Folha de São Paulo)
O Presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, afirmou na sexta-feira que a crise europeia ainda não atingiu proporções globais e que ela foi provocada por um sistema financeiro “apodrecido” nos países ricos.“A crise hoje é uma crise europeia, provocada pela demora de tomada de decisão”, disse Lula na inauguração da siderúrgica ThyssenKrupp CSA, no Rio.
Segundo o Presidente brasileiro, a regulação do sistema financeiro brasileiro “deveria servir de exemplo aos países desenvolvidos”.
Para Lula, se os países europeus tivessem agido mais rapidamente, a crise não teria se espalhado para outros países, como Portugal, Itália e Espanha.
Lula comparou a demora da União Europeia em agir à acção do Governo americano na crise do subprime em 2008.
“Todo mundo sabe que se Bush tivesse dado ajuda financeira em Julho de 2008, o Lehman Brothers não teria falido”. Como isso não ocorreu, disse Lula, o Governo americano aportou quase um trilião de dólares para socorrer o sistema financeiro.
4 comentários:
Acertou em CHEIO!
Lula foi um presidente de excelência no Brasil. Na Europa não há liderança a sério. Infelizmente, já há alguns anos...
ola professor
parabens pelo blog.
Um presidente de excelência?
Tudo o que o Lula fez foi aproveitar o trabalho de FHC, e pelo Itamar Franco que modernizaram o sistema financeiro brasileiro, assim como o o dotaram de uma moeda estável e credível o Real. Entretanto o Lula corre deficits de Estado Reais Gigantesco apenas suportados pelo boom actual da economia, a expansão pronta do Banco Central, e o sufoca da classe média brasileira, mas quando a taxa de crescimento for de 2 3% veremos como se comportara o sistema financeiro e o equilíbrio do estado brasileiro.
A lição da "Realekonomics" chegará mas nessa altura já nao será problema do lula será do povo brasileiro
A excelência do trabalho de Fernando Henrique Cardoso não pode ofuscar o brilhantismo da actuação de Lula. Lula optou pela primeira vez em décadas por se apoiar nos industriais em lugar de se encostar aos banqueiros. O resultado foi um crescimento espectacular do Brasil e mais importante ainda, desenvolvimento a sério.
FHC foi um grande presidente, mas Lula colocou o Brasil no primeiro plano mundial.
Enviar um comentário