1. Explique as razões pelas quais um aumento dos
Gastos do Estado nunca poderá conduzir a uma melhoria do Saldo Orçamental no
curto prazo.
(3 valores)
O aluno recebe 0,25 valores se fizer
menção a que a despesa com os Gastos do Estado contribuem para diminuir o saldo
orçamental. O aluno recebe 0,25 valores se fizer menção a que a despesa com os
Gastos do Estado contribui para aumentar o valor do Produto Interno Bruto
(PIB). O aluno recebe 0,25 valores se fizer menção que o aumento do PIB leva a
um aumento da cobrança de impostos. O aluno recebe 0,25 valores se fizer menção
a que o aumento da cobrança de impostos contribui para a melhoria do Saldo Orçamental.
O aluno recebe 1,50 valores se
explicar que o multiplicador dos Gastos de Estado em relação ao Saldo
Orçamental é menor que zero e portanto aumentar os Gastos do Estado terá sempre
impacto negativo sobre o Saldo Orçamental.
O aluno recebe 0,50 valores adicionais
se tiver feito um texto claro e objetivo explicando o que está atrás descrito.
2. Explique sucintamente o que significa:
a) Multiplicador;
O aluno recebe 0,50 valores se afirmar
que existe uma relação entre o aumento de uma variável da despesa agregada, ou
outra relevante, com a melhoria de um determinado resultado, nomeadamente o
PIB.
O aluno recebe 0,50 valores se
explicar que o número a que corresponde o multiplicador se refere ao número de
vezes em que o resultado (por exemplo o PIB) virá aumentado em função do
aumento de uma determinada variável (por exemplo o Investimento, ou os Gastos
do Estado).
O aluno recebe os 0,50 valores
adicionais se referir que o conhecimento do multiplicador é importante para a
definição das políticas económicas.
Nota: Onde se refere aumento das variáveis
também seria aceite a redução das variáveis, ou ainda mais corretamente a
variação das variáveis. No entanto, qualquer uma destas expressões é aceite
como correta.
b) Expetativas racionais;
O aluno recebe 0,25 valores se fizer
menção a que existem formas e pressupostos na formulação de expetativas. O
aluno recebe 0,25 valores se referir que Expetativas Racionais são uma das
formas principais de formulação de expetativas para a teoria económica (Poderia
também referir Expetativas Adaptativas, mas não seria necessário para ganhar
estes 0,25 valores).
O aluno recebe 0,75 valores se
explicar que a formulação de expetativas racionais é o mais importante método
de formulação de expetativas para a ciência económica, pois o agente utiliza
toda a sua matriz de informação para formular uma ideia sobre o futuro, sendo
uma metodologia que pressupõe que os agentes económicos (em média) conhecem
melhor o modelo económico que os maiores sábios, conduzindo assim a questões de
“profecias auto-comprováveis”, uma vez que a ação dos agentes económicos contribui
para os resultados que se verificarão.
Finalmente, o aluno recebe os 0,25
valores adicionais se referir que as expetativas são importantes, não por se
virem a verificar, ou não, no futuro, mas porque influenciam as decisões dos
agentes económicos no curto prazo e portanto têm consequências sobre o que
acontece na economia no curto prazo.
c)
Taxa natural de desemprego.
O aluno recebe 0,25 valores se fizer
menção a que existe uma taxa natural de desemprego e uma taxa de desemprego que
efetivamente se verifica a cada momento no tempo.
O aluno recebe 0,50 valores se fizer explicar
que a taxa natural de desemprego está relacionada com o PIB Potencial, enquanto
a taxa de desemprego que efetivamente se verifica a dado momento no tempo está
relacionada com o PIB Efetivo.
O aluno recebe 0,50 valores se
explicar que quando se verifica a taxa natural de desemprego todos os agentes
económicos conseguem obter emprego, desde que estejam dispostos a trabalhar
pelo salário de equilíbrio que se verifica nesse momento.
O aluno recebe os 0,25 valores
adicionais se referir que na taxa natural de desemprego apenas existem
desempregados voluntários (por não aceitarem a oferta de nível salarial
existente).
(4,5 valores)
- Numa conjuntura económica profundamente recessiva será correto
apontarmos o Crowding Out como uma das razões de preocupação para os
decisores de política económica. Porquê?
O aluno recebe 0,50 valores se explicar
que o Crowding Out corresponde a uma competição entre os particulares e o
Estado pelos recursos disponíveis, fazendo aumentar o preço desses recursos e
consequentemente diminuindo a sua utilização pelos particulares (empresas).
O aluno recebe 0,50 valores se
explicar que existem três principais cenários para a conjuntura económica,
conhecidos como o Caso Keynesiano, Caso Geral e Caso Neoclássico (ou
Monetarista).
O aluno recebe 0,50 valores se
explicar que nos três casos referidos anteriormente, existe Crowding Out Total
no Caso Neoclássico, existe Crowding Out Parcial no Caso Geral e não existe
Crowding Out no Caso Keynesiano. Esta explicação pode ser apoiada em imagens/gráficos.
O aluno recebe 0,50 valores se
explicar que uma recessão profunda corresponde ao Caso Keynesiano, em que não
se verifica Crowding Out, não podendo assim o Crowding Out ser uma preocupação
para os decisores de política económica quando se verifica esta conjuntura.
O aluno recebe 0,50 valores adicionais
se tiver feito um texto claro e objetivo explicando o que está atrás descrito.
(2,5
valores)
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