terça-feira, agosto 03, 2010

Testes de Stress: Banca portuguesa com resultados positivos

(Notícia da RTP)
Os testes foram realizados a 91 bancos da zona euro pelo Comité Europeu de Supervisores da Banca e esta tarde vai ser conhecida a avaliação global da Caixa Geral de Depósitos (CGD), Banco Comercial Português (BCP), Banco Português de Investimento (BPI) e Banco Espírito Santo (BES). O objectivo é analisar a resistência do sector bancário europeu e a capacidade que os bancos têm de suportar condições adversas e riscos nos mercados financeiros.

Os testes são coordenados pelo já referido Comité Europeu de Supervisores da Banca, com sede em Londres, e o objectivo é avaliar a saúde das instituições financeiras, o que inclui bancos e seguradoras.

Em análise está a situação de 91 entidades de toda a Europa que representam 65 por cento dos activos do sector, sendo que no caso de Portugal foram analisados o BPI, BCP, a Caixa Geral de Depósitos, o Espírito Santo Financial Group que controla o BES e a seguradora do grupo.
O próprio Banco Espírito Santo vai ser avaliado, mas o resultado só será divulgado no dia 6 de Agosto.
Os stress testes, ou testes de resistência, pretendem avaliar a capacidade da banca num cenário de agravamento das condições económicas e outros choques negativos.

Em concreto é avaliado o impacto nos créditos concedidos, como o aumento do crédito malparado, mas também perdas de investimento financeiros e efeitos da exposição das instituições financeiras à divida soberana.

É avaliado o capital próprio, as reservas, no essencial a capacidade que o banco tem para fazer face a absorver impactos negativos.

Franco optimismo

O sector da banca já deitou foguetes antes da festa, as bolsas europeias registaram ontem fortes subidas a reflectir o optimismo do sector financeiro num dia em que as declarações de responsáveis políticos e da banca deixam passar também a ideia de que os resultados globalmente são positivos.

Hoje mesmo o Diário Económico refere que já teve acesso aos resultados e que os quatro maiores bancos portugueses tiveram nota postiva, com o banco do Estado, a CGD, a cotar-se como o melhor da lista.

Os banqueiros portugueses já ontem tinham admitido os bons resultados e Fernando Ulrich, presidente do BPI, referiu mesmo que "os resultados do BPI nos testes de stress são bons" e foi mais longe dizendo o mesmo relativamente aos outros bancos.

Outro presidente, Ricardo Salgado, líder do BES, afastou o cenário de aumentos de capital na sequência dos testes do Comité Europeu de Supervisores da Banca, tendo mesmo admito que já se sente uma melhoria no mercado interbancário.

Da parte do Governo surgiu igual confiança nos resultados depois do ministro da Presidência, Pedro Silva Pereira, ter referido que "aguarda com serenidade e confiança os resultados dos testes" ao mesmo tempo que diz "ter todas as razões para confiar na solidez do nosso sistema financeiro".

Sem comentários: